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    segunda-feira, novembro 13, 2006

    1845
    Escrito por Marx na primavera de 1845. Publicado pela primeira vez por Engels, em 1888, como apêndice
    à edição em livro da sua obra Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã Clássica, Estugarda 1888,
    pp. 69-72. Publicado segundo a versão de Engels de 1888, em cotejo com a redação original de Marx.
    Traduzido do alemão.

    A principal insuficiência de todo o materialismo até aos nossos dias - o de Feuerbach incluído - é que as
    coisas [der Gegenstand], a realidade, o mundo sensível são tomados apenas sobre a forma do objeto [dês
    Objekts] ou da contemplação [Anschauung]; mas não [são tomados] como atividade sensível humana,
    praxes, não subjetivamente. Por isso aconteceu que o lado ativo foi desenvolvido, em oposição ao
    materialismo, pelo idealismo - mas apenas abstratamente, pois que o idealismo naturalmente não conhece
    a atividade sensível, real, como tal. Feuerbach quer objetos [Objekte] sensíveis realmente distintos dos
    objetos do pensamento; mas não toma a própria atividade humana como atividade objetiva
    [gegenständliche Tätigkeit]. Ele considera, por isso, na Essência do Cristianismo, apenas a atitude teórica
    como a genuinamente humana, ao passo que a praxe é tomada e fixada apenas na sua forma de
    manifestação sórdida e judaica. Não compreende, por isso, o significado da atividade "revolucionária", de
    crítica prática.
    2
    A questão de saber se ao pensamento humano pertence a verdade objetiva não é uma questão da teoria,
    mas uma questão prática. É na praxe que o ser humano tem de comprovar a verdade, isto é, a realidade e
    o poder, o caráter terreno do seu pensamento. A disputa sobre a realidade ou não realidade de um
    pensamento que se isola da praxe é uma questão puramente escolástica.
    3
    A doutrina materialista de que os seres humanos são produtos das circunstâncias e da educação, [de que]
    seres humanos transformados são, portanto, produtos de outras circunstâncias e de uma educação mudada,
    esquece que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem
    ele próprio de ser educado. Ela acaba, por isso, necessariamente, por separar a sociedade em duas partes,
    uma das quais fica elevada acima da sociedade (por exemplo, em Robert Owen).
    A coincidência do mudar das circunstâncias e da atividade humana só pode ser tomada e racionalmente
    entendida como praxes revolucionante.
    4
    Feuerbach parte do fato da auto-alienação religiosa, da duplicação do mundo no mundo religioso,
    representado, e num real. O seu trabalho consiste em resolver o mundo religioso na sua base mundana.
    Ele perde de vista que depois de completado este trabalho ainda fica por fazer o principal. É que o fato de
    esta base mundana se destacar de si própria e se fixar, um reino autônomo, nas nuvens, só se pode
    explicar precisamente pela autodivisão e pelo contradizer-se a si mesma desta base mundana. É esta
    mesma, portanto, que tem de ser primeiramente entendida na sua contradição e depois praticamente
    revolucionada por meio da eliminação da contradição. Portanto, depois de, por exemplo a família terrena
    estar descoberta como o segredo da sagrada família, é a primeira que tem, então, de ser ela mesma
    teoricamente criticada e praticamente revolucionada.
    5
    Feuerbach, não contente com o pensamento abstrato, apela ao conhecimento sensível [sinnliche
    Anschauung]; mas, não toma o mundo sensível como atividade humana sensível prática.
    6
    Feuerbach resolve a essência religiosa na essência humana. Mas, a essência humana não é uma abstração
    inerente a cada indivíduo. Na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais.
    Feuerbach, que não entra na crítica desta essência real, é, por isso, obrigado: 1. a abstrair do processo
    histórico e fixar o sentimento [Gemüt] religioso por si e a pressupor um indivíduo abstratamente -
    isoladamente - humano; 2. nele, por isso, a essência humana só pode ser tomada como "espécie", como
    generalidade interior, muda, que liga apenas naturalmente os muitos indivíduos.
    7
    Feuerbach não vê, por isso, que o próprio "sentimento religioso" é um produto social e que o indivíduo
    abstrato que analisa pertence na realidade a uma determinada forma de sociedade.
    8
    A vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que seduzem a teoria para o misticismo
    encontram a sua solução racional na praxe humana e no compreender desta praxe.
    9
    O máximo que o materialismo contemplativo [der anschauende Materialismus] consegue, isto é, o
    materialismo que não compreende o mundo sensível como atividade prática, é a visão [Anschauung] dos
    indivíduos isolados na "sociedade civil".
    10
    O ponto de vista do antigo materialismo é a sociedade "civil"; o ponto de vista do novo [materialismo é] a
    sociedade humana, ou a humanidade socializada.
    11
    Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.
    posted by iSygrun Woelundr @ 6:20 PM  
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